Música abre portas para inclusão social no Brasil

28/08/2009 - 10h08
Por Mario Osava *, da IPS

São Paulo, 28/08/2009 – “Caminhamos uma hora e vinte minutos, porque não temos dinheiro para o ônibus, que faz o trajeto em 30 minutos, mas as meninas nunca faltam às aulas de música, nem mesmo quando ficam sem almoço ‘por falta de tempo’”, conta a mãe, Maria da Cruz. Naquele dia de junho, Jaqueline, de 9 anos, estava com a garganta inflamada, o que a impedia de se exercitar no violino, mas acompanhou a irmã de 13 anos para que não perdesse sua aula de percussão. “As duas precisam vir, porque não tenho com quem deixar uma delas em casa”, justificou a mãe.O esforço de Maria da Cruz e de suas filhas se repete às terças-feiras e quintas-feiras para aproveitar a oportunidade oferecida pelo Projeto Guri em Itaquaquecetuba, município pobre de 350 mil habitantes na área metropolitana da capital paulista. Guri é uma palavra indígena guarani que significa menino. O projeto, iniciado em 1995 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com a missão de promover a “inclusão sócio-cultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical”, atende cerca de 40 mil menores e atrai uma grande maioria de pobres por ser gratuito. Essa quantidade de alunos é um recorde para iniciativas deste tipo no Brasil, mas equivale a apenas 0,5% dos estudantes primários e secundários do Estado.Também constitui uma fonte sem precedentes de trabalho para os músicos, pois oferece 1.800 postos de professores e auxiliares. Leia mais

Além da realidade comercial

Alguns novos projetos sustentáveis prometem suficiência energética, mas têm difícil acesso ao mercado


Agosto 24, 2009 08:49 PM
Da Revista Sustenta

Quando se pensa em projetos inovadores para geração de energia, a imaginação vai longe. Algumas iniciativas surpreendem pela tecnologia avançada e eficiência. Mas fica a pergunta: qual é o preço a se pagar por uma solução energética sustentável? saiba mais...



Hábitos de consumo: por que é tão difícil mudar?

25/08/2009 - 01h08

Por Neuza Árbocz, para a Envolverde

A situação ambiental atual pede novas formas de realizar negócios, buscando construir um mundo em equilíbrio com o ritmo de renovação da Natureza. A grande questão para as indústrias e empresas é, contudo, como fazer frente ao crescimento, constante, do consumo. O primeiro "R" do "Reduzir, Re-utilizar e Reciclar" está sendo ignorado solenemente, segundo dados de mercado. A crise que deu ao planeta um tempo de descanso, já dá sinais de enfraquecimento, tendo sido, inclusive, amenizada por medidas imediatistas, como a redução de IPI justamente para carros, um dos elementos centrais da poluição atmosférica e de stress e conflito nos grandes centros urbanos. Mercado se aquecendo, as indústrias precisam encontrar uma forma de ampliar a produção, para manter preços estáveis e evitar antigos fantasmas como o da inflação. O vício nas datas comemorativas impulsiona ainda mais a roda do consumo, sempre em movimento. E a mais temível de todas as datas, o Natal, logo baterá a nossas portas novamente, provocando ondas de compras de todo tipo de produtos; mesmo os supérfluos, que ficam jogados em gavetas ou aqueles nada duráveis, que estragam mal começamos a usar. Mas afinal, quem quer arriscar novas formas de demonstrar afeto e carinho, sem os tradicionais presentes? leia mais

O impacto da primeira infância na compreensão do mundo

25/08/2009 - 01h08
Por João Augusto Figueiró*

Quando se pretende falar sobre “o impacto da primeira infância na compreensão do mundo” temos que considerar o mundo adulto e o mundo da criança, a desumanidade do primeiro e a humanidade do segundo. O adulto de hoje foi criança um dia e a criança de hoje será o adulto do futuro. De onde provêm, então, a crueldade e a desumanidade da sociedade contemporânea? continue lendo...

Revista "Time" elege Flirck como o melhor site de 2009

Serviço do Yahoo permite compartilhar fotos e vídeos.
Delicious e Twitter também foram destaque da eleição.

Da Efe

Foto: Reprodução Sistema de catalogação de imagens é um dos diferenciais do Flickr, segundo a revista 'Time'.


O site para postagem de fotografias Flickr foi escolhido como o melhor site de 2009 pela revista "Time", que publicou nesta segunda-feira (24) uma lista com os 50 melhores portais da internet, em cujas primeiras colocações se encontram o marcador Delicious e a rede social Twitter.

"Os computadores não administram as imagens com a mesma facilidade com a qual analisam textos ou números. O Flickr foi o primeiro site a resolver esse problema com algo chamado etiquetagem coletiva", afirma a revista sobre o site fundado em 2004, escolhido como o melhor portal da rede.

A publicação reconheceu a importância de que "se permita a todos etiquetar as imagens que outros postam" na internet, já que assim surge um "sistema de catalogação improvisado graças à sabedoria popular".

Concorrentes

Em segundo lugar ficou o California Coastline, um site de fotografias cujo objetivo é mostrar em detalhes cada um dos quilômetros que compõem a costa da Califórnia com até "10 mil imagens tiradas a partir de um helicóptero e com uma câmera digital", explicou a revista.

Em terceiro vem o Delicious, definido pela "Time" como "o Flickr dos marcadores" -algo que "não é uma coincidência, porque ambos são do Yahoo"- e que "agora, inclusive, é mais útil como um site de buscas" da internet.

O Twitter, o serviço de microblog que permite postar frases com no máximo 140 caracteres na internet e que foi fundado em San Francisco, na Califórnia, em 2006, aparece em sexto na lista da revista, que afirma que é um site que "ou você gosta, ou detesta".

Já o Skype, que permite fazer chamadas de alta qualidade através da rede, ficou em sétimo por oferecer a possibilidade de manter videoconferências, algo que transforma "uma conexão a internet em um videotelefone".

O Google e o site de postagem de vídeos YouTube ocupam, respectivamente, a 11ª e 12ª posições, segundo a lista da "Time", na qual também aparece o portal Hulu, em 14º lugar, e que oferece filmes e séries de televisão gratuitamente.

A Amazon aparece apenas em 19º, seguida do site de buscas de viagens Kayak e do serviço de aluguel de filmes Netflix, enquanto em 25º surge a Wikipedia.

Também fazem parte do ranking da "Time" a rede social Facebook e os portais de música Pandora e Last.fm, entre outros.

Ideias para sustentabilidade no varejo



19/08/2009 - 10h08
Por Redação Envolverde, especial para o Instituto Ethos

O Wal-Mart lançou esta semana o 2º. Prêmio Varejo Sustentável, aberto a estudantes de nível técnico e universitário, para promover inovação e melhores práticas no cotidiano e na gestão do varejo no Brasil.O varejo é uma interface privilegiada entre o setor produtivo e a sociedade. Para estimular o empreendedorismo jovem, o Wal-Mart está estimulando estudantes a buscar alternativas para apoiar a necessidade de redução dos impactos da atividade varejista sobre o meio ambiente e ampliar sua capacidade de favorecer o desenvolvimento social. Segundo Heloísa Helena de Oliveira, da área de Relações Corporativas do WWF, organização não-governamental que apoia o prêmio, a adoção de incentivos para a criatividade de jovens e estudantes é importante para a formação de cidadãos mais comprometidos com a qualidade ambiental e social.A vice-presidente de Sustentabilidade do Wal-Mart, Daniela De Fiori, vê na iniciativa uma forma de trabalhar a transparência da atividade de varejo e acredita nos jovens como apoio para que o Wal-Mart e outras empresas do setor superem seus obstáculos socioambientais. “Temos metas globais de eliminação de resíduos, eficiência energética e no uso da água, além de compromissos com a Amazônia e com a construção de um futuro mais sustentável”, disse ela durante o lançamento do prêmio.As inscrições para o 2º. Prêmio Varejo Sustentável Wal-Mart Brasil já estão abertas. Em sua primeira edição, em 2008, o prêmio recebeu cerca de 900 inscrições, a maioria com propostas alinhadas com a necessidade de mudanças em benefício das futuras gerações. Os três vencedores, dois estudantes de Minas Gerais e um de Curitiba, apresentaram projetos que envolviam o controle do lixo e o incentivo a atitudes sustentáveis para clientes, fornecedores e funcionários.O prêmio, que também conta com o apoio do Instituto Envolverde, aceita inscrições de alunos de cursos de graduação em tecnologia, sequenciais ou superiores, de todo o Brasil. Projetos diversos podem concorrer à premiação, desde que atinjam alguma etapa da cadeia produtiva do varejo, garantam menor impacto sobre o meio ambiente e possam ser aplicados pelo segmento varejista supermercadista. Os trabalhos devem ser inéditos (ainda não aplicados no setor) e considerar os três pilares da sustentabilidade – benefícios ambientais, sociais e econômicos. Ou seja, precisam estar voltados para valores socioambientais, sem perder de vista o desempenho econômico.Além disso, pelo menos uma das seguintes áreas deve ser contemplada: 1) ecoeficiência; redução e reciclagem de resíduos; 2) produtos e embalagens sustentáveis; 3) processos e métodos de avaliação, medição, minimização e mitigação dos impactos ambientais dos produtos comercializados pelo setor; e 4) ações sociais no negócio.Premiação e inscriçãoO autor do melhor projeto do Prêmio Varejo Sustentável deste ano irá à matriz do Wal-Mart, nos Estados Unidos, e à sede brasileira da empresa, em São Paulo, para visita técnica aos seus respectivos departamentos de sustentabilidade. Já o segundo e terceiro colocados ganham um notebook e participam da mesma visita à sede da empresa em São Paulo. Dentre os vencedores, os projetos escolhidos pelo Wal-Mart para a implementação receberão prêmio adicional de R$ 12.000,00. Os professores-orientadores dos três projetos premiados serão contemplados com um palm top Motorola.As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de outubro de 2009, pelo site http://www.premiovarejosustentavel.com.br/. Lá também é possível consultar o regulamento.
http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/2804/servicos_do_portal/noticias/itens/ideias_para_sustentabilidade_no_varejo_.aspx
(Envolverde/Instituto Ethos)
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Alimentação em risco

Redução de ajuda do Programa de Alimentação da ONU reafirma crise dos alimentos, que aumentou o preço de comida nos países pobres e os diminuiu em locais mais desenvolvidos.

Agosto 12, 2009 07:34 PM
Da Revista Sustenta



A crise de alimentos segue a mesma regra de qualquer outra crise: a demanda cresce, mas a oferta diminui. Mesmo com a expansão da fome, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) anunciou, no final de julho, redução nas doações de comida às 1,02 milhão de pessoas em situação de subnutrição. A diferença será de pouco menos da metade do necessário: em vez de 6,7 bilhões de dólares esperados, a doação dos países para o fundo é estimada em 3,7 bilhões. Isso significa que, embora muitos países estejam se desenvolvendo, a exemplo do Brasil e da Índia, por questões essencialmente políticas, econômicas, logísticas e geográficas, menos alimentos chegam à população e, portanto, a fome tem aumentado, fazendo crescer consequentemente o número de pessoas vivendo na miséria.“Estamos enfrentando uma queda, sem precedentes e perigosa, nos nossos fundos de emergência. Isto se deve, principalmente, ao fato de que ainda não caíram as necessidades de alimentos que se acentuaram no ano passado com a crise econômica; e observamos que a fome aumenta”, afirmou Josette Sheeran, diretora do PMA em Washington. Ela atribui a queda dos donativos a orçamentos governamentais mais rígidos adotados depois da explosão da crise financeira internacional, no final do ano passado. Um exemplo de medida adotada por governos que podem ter agravado a crise dos alimentos foi a decisão da Índia e do Vietnã de cortarem as exportações de arroz e a das Filipinas de estocar as importações do produto. Isso fez com que o preço desse artigo dobrasse. Em entrevista ao portal britânico da BBC, Alexander Sarris, oficial da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO), disse que “a alta nos preços do arroz no final do ano passado não resultou de uma queda na oferta. Ela foi devida a acúmulos por uma variedade de países e outros agentes que consumem arroz, que pensaram que não haveria arroz suficiente no mercado”.
Ricos x pobres
A mesma reportagem do site inglês fez uma pesquisa comparativa sobre produtos da cesta básica de grandes cidades de países pobres e ricos. De acordo com a pesquisa, variação é grande. Em Washington e Bruxelas, capitais de países desenvolvidos (EUA e Bélgica), os preços dos alimentos básicos caíram drasticamente, enquanto em países menos desenvolvidos eles subiram. Os destaques foram para Nairobi (Quênia) e Buenos Aires (Argentina). O aumento dos custos na cidade africana, por exemplo, pode ser causado por mau tempo e manipulação do mercado, que limitaram as safras comercializadas. Enquanto que em Bruxelas, a vantagem para a queda foi o bom clima, competição entre supermercados e baixa nos custos do petróleo, que por sua vez barateou frutas e legumes.A Agência Estado também noticiou preços 25% maiores na África do que antes da crise dos alimentos. No Sudão, preço é o triplo do que em 2007. Em Gana, por exemplo, o milho ficou 200% mais caro se comparados os meses de junho deste ano com o de 2007. Mas as causas desse aumento nem sempre são um acaso. “Os governos se intrometeram no mercado de uma maneira que podemos qualificar como desestabilizadora. Em outras palavras, eles compraram demais ou restringiram exportações”, disse Sarris. “Eu diria que eles criaram um tipo de expectativa de pânico”, completou.
Uma equação desequilibrada
O PMA ainda não especifica em que países ou quanto foi cortado do orçamento destinado aos alimentos, mas o número baixo já preocupa países que seriam beneficiados. Até agora essas nações receberam apenas US$ 1,8 bilhão, enquanto 108 milhões de pessoas deixarão de ser atendidas. Ao mesmo tempo em que os preços dos alimentos aumentaram no último ano, uma em cada seis pessoas precisa de comida com urgência, de acordo com Sheeran. “Não há nada mais básico do que comida. Se as pessoas não a têm, uma das três coisas acontece: elas se revoltam, elas migram ou elas morrem”, problematizou a secretária.Reportagem do jornal Folha de S. Paulo apontou outros dois fatores que influenciaram a crise dos alimentos. Um deles é o aumento do preço do petróleo, cujos derivados são usados nos cultivos, em máquinas e fertilizantes, e no transporte dos alimentos. O outro é o desvio de parte da produção agrícola para a de biocombustíveis. Com isso, a oferta de produtos como o milho, que é usado para a produção de álcool nos EUA, ou a cana-de-açúcar, de onde se extrai o álcool no Brasil, diminui ainda mais e seu preço é valorizado.

Designer desenvolve celular em Braille para deficientes visuais

Plástico eletroativo permitiu impressão em código no telefone conceito.Aparelho que facilita envio de torpedos ganhou prêmio mundial de design.
Do G1, do Rio O Braille Concept Phone é um celular universal conceito capaz de oferecer liberdade aos deficientes visuais na hora de fazer suas próprias ligações. O designer Seonkeun Park criou o produto a partir de um plástico eletroativo que facilitou a gravação das teclas em código Braille, segundo o blog 'Tuvie'. Assim, é possível até mandar mensagens de texto. O celular Braille é um dos vencedores do Red Dot Awards 2009, uma dos mais conceituados prêmios de design do mundo, lembrou o blog 'Like Cool'. (Foto: Reprodução)

Participe: O que é a música?

Music News - 10/8/2009 - Por Itaú Cultural


Para você, o que é a música? É isso o que os parceiros Itaú Cultural e Eletrocooperativa querem saber. Achou a pergunta simples demais? Muito difícil, afinal música é tanta coisa? Pois então, inspire-se e traduza em vídeo, podcast, fotografia, arte-digital, fotomontagem, cartaz ou mesmo numa música o que a música é para você.A Chamada Criativa vai selecionar as 54 melhores produções, que serão remuneradas com 300 reais cada uma. Para participar, basta se inscrever no Portal Eletrocooperativa. Entre os critérios que serão avaliados pelos curadores, destacam-se o esforço e a criatividade naquilo que a Eletrocooperativa chama de Sevirologia - a capacidade individual de "se virar". Portanto, seja original na sua proposta. Se for fazer um vídeo, não importa qual equipamento utilize - câmera profissional, amadora, ou mesmo um celular -, o que conta é a força presente na sua mensagem.Com esta proposta, os parceiros Itaú Cultural e Eletrocooperativa pretendem incentivar a produção e ampliar a visibilidade de novos criadores e jovens interessados em se desenvolver profissionalmente no vasto campo musical.Serão três períodos de seleção e você pode inscrever quantos trabalhos quiser em cada uma das fases, aumentando suas chances de ganhar. Inscreva-se!Confira aqui o regulamento.Conheça também Alessandra Pamponet, educadora selecionada pelo Rumos Educação Itaú Cultural 2008-2010 com o projeto da Eletrocooperativa.

VII CINE FEST PETROBRAS EXIBIRÁ CURTA "LAVAGEM DO BONFIM DA BAHIA À NEW YORK"

Brazilian Voice - 05/08/2009 10:31:00 Edição: 1097
Leonardo Ferreira

O Grupo Inffinito exibirá no dia 7 de agosto, sexta-feira, às 6:00 pm, o curta-metragem “Lavagem do Bonfim da Bahia à Nova York"

O filme foi gravado ano passado durante a Lavagem da Rua 46, no coração de Manhattan – NY, por Ivy Goulart que reside nos Estados Unidos
O VII Cine Fest Petrobras de Nova York, produzido pelo Grupo Inffinito exibirá no dia 7 de agosto, sexta-feira, às 6:00 pm, o curta-metragem “Lavagem do Bonfim da Bahia à Nova York", do cineasta brasileiro Ivy Goulart. A obra foi vencedora do Focus Brazil Video Fest 2009 – Florida e recebeu os prêmios de: Melhor Documentário, Roteiro e Fotografia.
O filme foi gravado ano passado durante a Lavagem da Rua 46, no coração de Manhattan – NY, por Goulart que reside nos Estados Unidos. O curta-metragem tem 6 minutos e foi produzido por Marcelo Nigri, sócio de Ivy na Avanturi Productions e Goulart filmes. Em pouco tempo, colocado no YouTube, o filme já foi visto por mais de 1 mil pessoas. O documentário conta a história de séculos da Lavagem do Bonfim em Salvador até sua chegada à Rua 46, na Big Apple, em apenas seis minutos. Mas o diretor e o produtor não querem parar por aí. Eles estão buscando parceiros norte-americanos para transformar o curta-metragem em um longa-metragem. Ambos já estão com a agenda marcada para começar as filmagens em Salvador (BA), em janeiro de 2010.
Silvana Magda, organizadora da Lavagem da Rua 46, disse em seu depoimento no filme: “O que eu queria era uma coisa que pudesse tocar as pessoas, mas que ao mesmo tempo criasse frutos. E que não haja brasileiros e estrangeiros. Que todos se juntem numa comunhão só. Que essa Lavagem traga à rua elementos onde as pessoas sintam a necessidade de estarem presentes. O que eu quero é que a água, as flores, os pombos, o canto, o som hipnotizem as pessoas. Que naquele momento elas façam um “release” (liberação) de energia.”
E ela realmente conseguiu unir as pessoas, parando a 5º Avenida com o cortejo das baianas passando pela Rua 46. Os pedestres admiravam de longe o ritual da Lavagem, uma verdadeira manifestação da cultura brasileira.
“Lavagem do Bonfim da Bahia à Nova York”, foi a oportunidade para medir a “febre” do público norte-americano e brasileiro, que se encantaram com a idéia da Rua 46 ser lavada pelas baianas sob o som dos tambores brasileiros. Um símbolo tão forte da cultura afro-brasileira. “Culturalmente, todo brasileiro tem um pé na Bahia e metaforicamente bebemos desse leite; dessa Mama-África.”, concluiu Goulart.
O curta-metragem foi produzido por Goulart Filmes e Avanturi Productions, Produtor executivo: Marcelo Nigri, Produtores: Ivy Goulart e Marcelo Nigri, Direção e roteiro: Ivy Goulart, Assistente de direção: Guilherme Greca, Fotografia: Ivy Goulart, Montagem: Ivy Goulart e Guilherme Greca, Música: Silvana Magda, por Luanda Lynch, Entrevistados: Edilberto Luciano Mendes, Silvana Magda e João de Matos, Designer gráfico: Luciane Nard e Tradução: Marcelo Nigri e Robert McCullough.
A obra pode ser vista na página eletrônica:
http://www.goulartfilmes.com/

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