Michael Jackson queria deixar direitos dos Beatles como herança a Paul McCartney

25/06/2009 - 21h15
da Folha Online

O cantor Michael Jackson pretendia deixar seus direitos autorais sobre o catálogo dos Beatles para Paul McCartney, em um movimento que já apontava a preocupação com a saúde. Jackson era detentor dos direitos autorais da banda de Liverpool há 24 anos.
As informações, publicada pelo tabloide inglês "The Mirror" em janeiro, diziam que a vontade de Jackson era dissolver um mal-estar entre ele e McCartney --que ficou furioso quando Jackson comprou, em 1985, os direitos sobre as músicas dos Beatles. Na época, o astro pop pagou US$ 47,5 milhões pelas canções.
Os músicos, que no início dos anos 80 foram parceiros musicais com os sucessos "The Girl is Mine" e "Say, Say, Say", não se falam desde então, informa o texto.



Joel Ryan/Kieran Doherty /Reuters/AP

Paul McCartney (esq.) rompeu com Michael Jackson pelo autor de "Thriller" ter comprado direitos dos Beatles

De acordo com a reportagem, Jackson lutava contra uma grave doença pulmonar genética, e estava determinado a fazer as pazes com McCartney.
À época, segundo informou a publicação, o cantor estava convencido de que iria morrer em breve, e havia elaborado um novo testamento em que deixaria toda a sua cota sobre os direitos das músicas dos Beatles para McCartney.
De acordo com o texto, fontes próximas a Jackson disseram que ele sempre lamentou sua briga com o ex-beatle. Uma delas disse: "Michael está preocupado com sua saúde e decidiu que era a hora de avaliar suas finanças".
"A maior parte de sua herança foi dividida entre seus três filhos. Mas Michael disse a seus advogados que estava triste por não falar há tantos anos com McCartney e que gostaria de fazer as coisas da melhor forma."
A fonte acrescentou: "Michael sofre de fortes dores nas costas e nas pernas e tem isso há alguns anos. Ele sofre espasmos nas costas, o que significa que passa bastante tempo na cama e em uma cadeira de rodas."
Jackson vendeu metade de seus direitos para a Sony em 1995, mas ainda faturava cerca de 40 milhões de euros (cerca de R$ 129,5 milhões) por ano com os direitos pelas músicas.
De acordo com a reportagem do "The Mirror", McCartney disse recentemente que "a coisa mais chata é ter de pagar para tocar algumas de minhas próprias músicas". "Cada vez que quero tocar 'Hey Jude' preciso pagar", disse o músico.
Uma fonte próxima a Paul McCartney disse à reportagem: "Se Jackson quer devolver os direitos das músicas em seu testamento, McCartney ficaria bastante satisfeito".

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Amante da música e conectada com as transformações do planeta.

.

.