Ideias para sustentabilidade no varejo



19/08/2009 - 10h08
Por Redação Envolverde, especial para o Instituto Ethos

O Wal-Mart lançou esta semana o 2º. Prêmio Varejo Sustentável, aberto a estudantes de nível técnico e universitário, para promover inovação e melhores práticas no cotidiano e na gestão do varejo no Brasil.O varejo é uma interface privilegiada entre o setor produtivo e a sociedade. Para estimular o empreendedorismo jovem, o Wal-Mart está estimulando estudantes a buscar alternativas para apoiar a necessidade de redução dos impactos da atividade varejista sobre o meio ambiente e ampliar sua capacidade de favorecer o desenvolvimento social. Segundo Heloísa Helena de Oliveira, da área de Relações Corporativas do WWF, organização não-governamental que apoia o prêmio, a adoção de incentivos para a criatividade de jovens e estudantes é importante para a formação de cidadãos mais comprometidos com a qualidade ambiental e social.A vice-presidente de Sustentabilidade do Wal-Mart, Daniela De Fiori, vê na iniciativa uma forma de trabalhar a transparência da atividade de varejo e acredita nos jovens como apoio para que o Wal-Mart e outras empresas do setor superem seus obstáculos socioambientais. “Temos metas globais de eliminação de resíduos, eficiência energética e no uso da água, além de compromissos com a Amazônia e com a construção de um futuro mais sustentável”, disse ela durante o lançamento do prêmio.As inscrições para o 2º. Prêmio Varejo Sustentável Wal-Mart Brasil já estão abertas. Em sua primeira edição, em 2008, o prêmio recebeu cerca de 900 inscrições, a maioria com propostas alinhadas com a necessidade de mudanças em benefício das futuras gerações. Os três vencedores, dois estudantes de Minas Gerais e um de Curitiba, apresentaram projetos que envolviam o controle do lixo e o incentivo a atitudes sustentáveis para clientes, fornecedores e funcionários.O prêmio, que também conta com o apoio do Instituto Envolverde, aceita inscrições de alunos de cursos de graduação em tecnologia, sequenciais ou superiores, de todo o Brasil. Projetos diversos podem concorrer à premiação, desde que atinjam alguma etapa da cadeia produtiva do varejo, garantam menor impacto sobre o meio ambiente e possam ser aplicados pelo segmento varejista supermercadista. Os trabalhos devem ser inéditos (ainda não aplicados no setor) e considerar os três pilares da sustentabilidade – benefícios ambientais, sociais e econômicos. Ou seja, precisam estar voltados para valores socioambientais, sem perder de vista o desempenho econômico.Além disso, pelo menos uma das seguintes áreas deve ser contemplada: 1) ecoeficiência; redução e reciclagem de resíduos; 2) produtos e embalagens sustentáveis; 3) processos e métodos de avaliação, medição, minimização e mitigação dos impactos ambientais dos produtos comercializados pelo setor; e 4) ações sociais no negócio.Premiação e inscriçãoO autor do melhor projeto do Prêmio Varejo Sustentável deste ano irá à matriz do Wal-Mart, nos Estados Unidos, e à sede brasileira da empresa, em São Paulo, para visita técnica aos seus respectivos departamentos de sustentabilidade. Já o segundo e terceiro colocados ganham um notebook e participam da mesma visita à sede da empresa em São Paulo. Dentre os vencedores, os projetos escolhidos pelo Wal-Mart para a implementação receberão prêmio adicional de R$ 12.000,00. Os professores-orientadores dos três projetos premiados serão contemplados com um palm top Motorola.As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de outubro de 2009, pelo site http://www.premiovarejosustentavel.com.br/. Lá também é possível consultar o regulamento.
http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/2804/servicos_do_portal/noticias/itens/ideias_para_sustentabilidade_no_varejo_.aspx
(Envolverde/Instituto Ethos)
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