Baixar música pela internet é melhor para o planeta, diz estudo

Blog do Planeta ÉPOCA
qui, 27/08/09 - Por ALEXMANSUR

Um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley e pela Universidade Stanford confirmou algo que muita gente já desconfiava. Baixar músicas da internet gasta menos energia do que comprar discos nas lojas. Isso significa menos emissões de gás carbônico, responsáveis pelo aquecimento global. Se a intenção for salvar o planeta das mudanças climáticas, o melhor é ficar em casa e baixar seus álbuns da internet.
Segundo o estudo, a música digital (comprada legalmente, é claro) significa uma redução de 40% a 80% na emissão poluente, se comparada ao processo de comprar CDs, que foram fabricados e distribuídos para as lojas. O estudo leva em conta a energia necessária para manter os servidores das lojas de música virtuais, a rede de internet e o computador de casa que você usa para baixar as canções.
Os pesquisadores compararam quatro diferentes formas de obter e ouvir música. A mais impactante para o planeta é ir até a loja de verdade pessoalmente e comprar um CD. Depois vem as seguintes opções: comprar um CD pela internet e esperar que ele seja entregue em sua casa e baixar um álbum da internet e queimar o CD em casa. A opção mais limpa é baixar o álbum e guarda-lo apenas como arquivo digital em seu tocador de música ou no HD do computador.
Existem algumas situações mais ambíguas. Se você for andando até a loja, em vez de ir de carro, pode emitir tantos poluentes quanto baixar o álbum e grava-lo num CD em casa. Isto porque caminhar faz bem para o planeta (e para sua saúde) e queimar o disco no drive de casa consome energia extra em seu computador.
De qualquer forma, pode escutar músicas sem peso na consciência em seu tocador.
(Alexandre Mansur)

1 comentários:

Ypsilon Yvone 4 de setembro de 2009 às 09:37  

Ola Jovita
Obrigada pela visita e por ter linkado meu bloguito. Fico feliz que vc. tenha gostado. Adiei o máximo que pude para criar o blog pq sabia que ia levar à sério, além disso, escrever é outra paixão.
Voltarei mais vezes!
Bom fim de semana!
bjk

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Amante da música e conectada com as transformações do planeta.

.

.