Museu Rodin - Salvador

por Ana Belizário, 26 de Outubro de 2009
Foto: Divulgação

Será (re)inaugurado em novembro o Museu Rodin de Salvador, depois de muita polêmica e atrasos (o governo baiano havia prometido, para a abertura em 2006, 62 esculturas das quais apenas 4 até hoje compõe o acervo do museu). Entre os motivos do atraso, além de questões políticas de toda ordem, houve também questões técnicas (como a não-aprovação do projeto de climatização pela instituição francesa).
O projeto que ficou por conta do escritório Brasil Arquitetura, dos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, integra uma ala contemporânea – projeto que levou, entre outras premiações, o primeiro prêmio na Biena da Arquitetura de São Paulo de 1997 – ao Palacete Comendador Catharino, casarão neoclássico francês, construído em 1912, projetado pelo arquiteto italiano Baptista Rossi.
O belo projeto de restauro e o sensível projeto da ala contemporânea, nos fazem pensar em tempos em que a arquitetura pode promover transformações na sociedade, introduzindo cultura e erudição sem perder de vista a realidade do usuário. Os atrasos, atitudes políticas e outros percalços obscuros nos fazem pensar que ainda temos um longo caminho a percorrer!

Veja mais sobre o projeto em:
www.brasilarq.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Amante da música e conectada com as transformações do planeta.

.

.