TURISMO CARBONO NEUTRO


Área de Proteção Ambiental Itacaré/Serra Grande

Já imaginou um “Destino Turístico Carbon Free” ?

A certificação Turismo Carbono Neutro possui a amplitude do desenvolvimento turístico sustentável e está transformando a Área de Proteção Ambiental Itacaré ∕ Serra Grande (Bahia, Costa do Cacau) num destino modelo mundial de neutralização e redução de carbono (CO2).

Programa de certificação “Turismo Carbono Neutro”.

Integrando-se à convergência mundial da neutralização de carbono, e a fim de qualificar, valorizar e criar uma identidade inovadora para esse destino turístico, o Movimento Mecenas da Vida está implantando na cidade de Itacaré (coração turístico da Área de Proteção Ambiental) uma certificação local.

O programa Turismo Carbono Neutro está envolvendo os equipamentos e negócios que fazem parte da cadeia produtiva do turismo local e neutralizando as emissões de CO2 geradas por suas atividades operacionais: Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Pizzarias, Lavanderias, Cabanas, Mercados, Farmácias, demais instalações comerciais e prestadores de serviços.

Ao participarem, esses estabelecimentos recebem o “selo” da certificação Turismo Carbono Neutro, o qual: 1o.) demonstra aos seus clientes/turistas e ao público em geral que as suas emissões de carbono são neutralizadas, ao mesmo tempo em que promovem a conservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico das famílias de agricultores tradicionais da região; e 2o) implanta a identidade inédita de “Destino Turístico Carbon Free”; ou seja, um destino onde os participantes neutralizam as suas emissões de CO2 - da padaria ao Resort mais luxuoso.

O outro lado da certificação “Turismo Carbono Neutro”

Os recursos financeiros utilizados para a execução das atividades e ações do programa advêm do pagamento que esses estabelecimentos fazem pelas mudas das árvores plantadas para neutralizar as suas emissões de CO2.

Os valores pagos pelas mudas são revertidos ao Fundo Carbono Social. Esse fundo financia as ações do programa (capacitações técnicas, ambientais, sociais e humanas para os agricultores), bem como financia a Bolsa Conservação. Essa bolsa é concedida às famílias dos agricultores tradicionais que participam da certificação para: 1) conservarem os remanescentes florestais das suas propriedades; 2) reflorestarem suas áreas degradadas; 3) produzirem e plantarem as mudas em suas propriedades; e 4) realizarem o manejo do reflorestamento.

Dessa maneira, esses agricultores que antes, por falta de alternativas financeiras, degradavam suas florestas para obter um pouco de renda, acabam se transformando em agentes da conservação ambiental.

Movimento Mecenas da Vida
contato@mecenasdavida.org.br
(73) 9996-1575 ou 9123-5456

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Amante da música e conectada com as transformações do planeta.

.

.