'Cultura do pôster' chega ao Brasil animando designers e colecionadores

Site reúne pôsteres de shows de indie rock em todo o país. Casa paulistana Studio SP também investe em cartazes.

Amauri Stamboroski Jr.

Do G1, em São Paulo


Pôster de Silvia Rodrigues para o showo das bandas indie Do Amor, Ronei Jorge e Pessoas Invisíveis (Foto: Reprodução)

Há tempos, cartazes de divulgação de shows não são mais pedaços de papel com data de validade definida. Já existe uma cultura de colecionadores e admiradores para quem um pôster com informações de um show pode ser tão valioso quanto a apresentação em si. Mesmo que no Brasil a “cultura do pôster” não seja tão forte quanto em outros lugares como os EUA, já há também aqui um site que se dedica a armazenar e mostrar os cartazes de shows que realizados no país. Trata-se do Posterize, criado em março deste ano pelo designer Ricardo Seola.
“A ideia do site surgiu para que o trabalho de quem cria os pôsteres não termine no dia do show, não fique pelo caminho”, explica Seola, que começou desenhando cartazes para a sua banda, Z, em Florianópolis. Com visual simples e "clean", o Posterize funciona como uma exposição aberta e permanente da produção nacional na área. “É uma forma de indexar, perpetuar estes trabalhos e, claro, divulgar bandas e designers”, resume. No site, o visitante pode ver os pôsteres em ordem de postagem ou por categorias, como bandas e designers, além de comentar, dar notas para os trabalhos e visitar o site dos artistas. Seola não vende nenhum cartaz diretamente – quem quiser adquirir um deles tem que entrar em contato com o autor. “Todos os trabalhos publicados, desde o primeiro, têm o contato pessoal (site ou e-mail) do designer. Ainda não soube de nenhuma venda ou convite pelo site, até pelo pouco tempo de vida, mas essa foi sempre uma grande vontade”, conta Seola, acrescentando que “um dos projetos daqui para frente é deixar mais amigável esse relacionamento entre banda e designers, além de dar um suporte físico para os materiais que recebo”.

Pôster do show de show no Brasil do cantor folk norte-americano Bonnie Prince Billy, assinado por Silvia Rodrigues (Foto: Reprodução)

Procura-se
Para publicar no Posterize, o designer pode enviar seu trabalho através de um formulário no site. Além disso, Seola pesquisa à procura de outros cartazes brasileiros na internet. “Recebo cerca de dez pôsteres por semana, e geralmente posto metade. O resto eu busco nos portfólios de designers, sites pessoais, Flickr, blogs. Procuro publicar pelo menos um por dia. Em algumas semanas recebo material de sobra, em outras não recebo nenhum. Fico pesquisando constantemente pra nunca deixar de ter material, independente do envio.”A maior parte dos trabalhos reunidos no site apresenta shows de bandas independentes brasileiras, e também de alguns estrangeiros que se apresentam no Brasil, como é o caso do pôster do show de Bonnie “Prince” Billy em Salvador, assinado pela designer Silvia Rodrigues, ou apenas Silvis. Silvia conta que começou a desenhar cartazes em 2002, para um show da banda indie brincando de deus. “A partir daí o produtor Bigbross me chamou para fazer boa parte dos cartazes dos seus eventos”, lembra. Ela já fez mais de 50 pôsteres, entre shows e festas onde só tocam DJs, e diz que a maioria do trabalho ainda não é remunerado. “A maioria dos trabalhos que fiz foram para bandas independentes, que trabalham muito e produzem o próprio show. No final, não sobrava dinheiro nem para eles mesmos. Eu não ligo, gosto de ajudar e de participar. Ao mesmo tempo, já recebi por trabalhos maiores, de artistas mais conhecidos. Também pode ser feito aquele acordo de desenhar primeiro, e, se o show for bem sucedido, receber depois”, explica.

Cartaz de show da cantora Mallu Magalhães, no Studio SP (Foto: Reprodução)


Registro da nova música brasileira

E não é só o Posterize que está de olho na cultura de cartazes no Brasil. A casa noturna paulistana Studio SP resolveu investir em pôsteres como um meio de recordação musical: para comemorar um ano de presença na rua Augusta, imprimiram uma série limitada de cartazes celebrando alguns dos shows que já passaram pelo local. “A intenção é registrar essa cena da nova música brasileira”, explica Ale Youssef, um dos sócios do Studio SP. A primeira leva tem 12 imagens, todas asssinadas por Julia Miranda, designer inglesa radicada no Rio de Janeiro. “A ideia é lançar uma ‘coleção’ de cartazes por semestre, mas queremos também começar a usar os pôsteres como forma de divulgação”, completa Youssef, que também está programando um livro com fotos e textos sobre a casa. Agora resta saber se essas iniciativas vão conseguir colocar os cartazes na cabeça dos brasileiros. Seola é otimista - “acho que essa cultura está se formando. Muitas ferramentas, que há menos de uma década não existiam, estão dando aos artistas a chance de aparecer. Através do Posterize tive a oportunidade de conhecer várias iniciativas muito legais, coletivos, agências, gente que trabalha sério e com muita qualidade. Qualidade não falta, mas é preciso tempo pra essa engrenagem funcionar direito”.

1 comentários:

Jaiane Lima 15 de junho de 2009 às 17:07  

Muito boa a iniciativa deste site, pois assim os belíssimos trabalhos feitos em posters não são perdidos com o tempo.

Muito bom também seu blog, Jô! Vc está indo muito bem neste mundo "bloguístico"!!!! rsrs
Bjos.
:)

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