Música abre portas para inclusão social no Brasil

28/08/2009 - 10h08
Por Mario Osava *, da IPS

São Paulo, 28/08/2009 – “Caminhamos uma hora e vinte minutos, porque não temos dinheiro para o ônibus, que faz o trajeto em 30 minutos, mas as meninas nunca faltam às aulas de música, nem mesmo quando ficam sem almoço ‘por falta de tempo’”, conta a mãe, Maria da Cruz. Naquele dia de junho, Jaqueline, de 9 anos, estava com a garganta inflamada, o que a impedia de se exercitar no violino, mas acompanhou a irmã de 13 anos para que não perdesse sua aula de percussão. “As duas precisam vir, porque não tenho com quem deixar uma delas em casa”, justificou a mãe.O esforço de Maria da Cruz e de suas filhas se repete às terças-feiras e quintas-feiras para aproveitar a oportunidade oferecida pelo Projeto Guri em Itaquaquecetuba, município pobre de 350 mil habitantes na área metropolitana da capital paulista. Guri é uma palavra indígena guarani que significa menino. O projeto, iniciado em 1995 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com a missão de promover a “inclusão sócio-cultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical”, atende cerca de 40 mil menores e atrai uma grande maioria de pobres por ser gratuito. Essa quantidade de alunos é um recorde para iniciativas deste tipo no Brasil, mas equivale a apenas 0,5% dos estudantes primários e secundários do Estado.Também constitui uma fonte sem precedentes de trabalho para os músicos, pois oferece 1.800 postos de professores e auxiliares. Leia mais

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