VII CINE FEST PETROBRAS EXIBIRÁ CURTA "LAVAGEM DO BONFIM DA BAHIA À NEW YORK"

Brazilian Voice - 05/08/2009 10:31:00 Edição: 1097
Leonardo Ferreira

O Grupo Inffinito exibirá no dia 7 de agosto, sexta-feira, às 6:00 pm, o curta-metragem “Lavagem do Bonfim da Bahia à Nova York"

O filme foi gravado ano passado durante a Lavagem da Rua 46, no coração de Manhattan – NY, por Ivy Goulart que reside nos Estados Unidos
O VII Cine Fest Petrobras de Nova York, produzido pelo Grupo Inffinito exibirá no dia 7 de agosto, sexta-feira, às 6:00 pm, o curta-metragem “Lavagem do Bonfim da Bahia à Nova York", do cineasta brasileiro Ivy Goulart. A obra foi vencedora do Focus Brazil Video Fest 2009 – Florida e recebeu os prêmios de: Melhor Documentário, Roteiro e Fotografia.
O filme foi gravado ano passado durante a Lavagem da Rua 46, no coração de Manhattan – NY, por Goulart que reside nos Estados Unidos. O curta-metragem tem 6 minutos e foi produzido por Marcelo Nigri, sócio de Ivy na Avanturi Productions e Goulart filmes. Em pouco tempo, colocado no YouTube, o filme já foi visto por mais de 1 mil pessoas. O documentário conta a história de séculos da Lavagem do Bonfim em Salvador até sua chegada à Rua 46, na Big Apple, em apenas seis minutos. Mas o diretor e o produtor não querem parar por aí. Eles estão buscando parceiros norte-americanos para transformar o curta-metragem em um longa-metragem. Ambos já estão com a agenda marcada para começar as filmagens em Salvador (BA), em janeiro de 2010.
Silvana Magda, organizadora da Lavagem da Rua 46, disse em seu depoimento no filme: “O que eu queria era uma coisa que pudesse tocar as pessoas, mas que ao mesmo tempo criasse frutos. E que não haja brasileiros e estrangeiros. Que todos se juntem numa comunhão só. Que essa Lavagem traga à rua elementos onde as pessoas sintam a necessidade de estarem presentes. O que eu quero é que a água, as flores, os pombos, o canto, o som hipnotizem as pessoas. Que naquele momento elas façam um “release” (liberação) de energia.”
E ela realmente conseguiu unir as pessoas, parando a 5º Avenida com o cortejo das baianas passando pela Rua 46. Os pedestres admiravam de longe o ritual da Lavagem, uma verdadeira manifestação da cultura brasileira.
“Lavagem do Bonfim da Bahia à Nova York”, foi a oportunidade para medir a “febre” do público norte-americano e brasileiro, que se encantaram com a idéia da Rua 46 ser lavada pelas baianas sob o som dos tambores brasileiros. Um símbolo tão forte da cultura afro-brasileira. “Culturalmente, todo brasileiro tem um pé na Bahia e metaforicamente bebemos desse leite; dessa Mama-África.”, concluiu Goulart.
O curta-metragem foi produzido por Goulart Filmes e Avanturi Productions, Produtor executivo: Marcelo Nigri, Produtores: Ivy Goulart e Marcelo Nigri, Direção e roteiro: Ivy Goulart, Assistente de direção: Guilherme Greca, Fotografia: Ivy Goulart, Montagem: Ivy Goulart e Guilherme Greca, Música: Silvana Magda, por Luanda Lynch, Entrevistados: Edilberto Luciano Mendes, Silvana Magda e João de Matos, Designer gráfico: Luciane Nard e Tradução: Marcelo Nigri e Robert McCullough.
A obra pode ser vista na página eletrônica:
http://www.goulartfilmes.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Amante da música e conectada com as transformações do planeta.

.

.