Intercâmbio: crianças daqui e de lá!

15.set.2009

Mecenas da Vida

No mês de abril desse ano as equipes do Movimento Mecenas da Vida (Brasil) e do Mecenas da Vida La Cellera de Ter (Espanha) iniciaram um intercâmbio de desenhos entre as crianças da APA Itacaré/Serra Grande (filhos das famílias dos agricultores tradicionais que participam do programa Turismo Carbono Neutro) e as crianças da cidade de “La Cellera de Ter” na Catalunha (Espanha).
Na primeira etapa desse intercâmbio, através dos seus desenhos, as crianças daqui contaram para as crianças de lá como é o lugar onde elas vivem: a floresta e tudo o que existe nela.
Esses são alguns dos desenhos daqui que chegaram lá!
Um mês depois eles atravessaram o Atlântico e chegaram até as mãozinhas das curiosas crianças de “La Cellera”, através de um evento preparado pela equipe do Mecenas da Vida La Cellera de Ter, com a distribuição e exposição dos desenhos e fotos das nossas crianças. Foi um momento de muiiiiiiiiiiiiiiiiiiitas perguntas! Elas quiseram saber tudo sobre as crianças daqui: como viviam, como se chamavam, como estudavam, como brincavam…
A galerinha de “La Cellera” recebendo os desenhos e perguntando muiiiiiito!
Após uma rodada interminável de perguntas e muita curiosidade, finalmente chegou a vez das crianças de “La Cellera” preparar seus desenhos e, através deles, contar para as crianças daqui como é que elas vivem lá. E não se contentaram apenas em desenhar! Também prepararam algumas pequeninas lembranças para presentear os novos amiguinhos do Brasil.
Dois meses depois, foi a vez dos desenhos de lá atravessarem o Atlântico e chegarem até os filhos dos agricultores tradicionais daqui. Emoção, carinho e muita curiosidade numa nova rodada de perguntas das nossas crianças; além das histórias pra contar sobre como foi que os desenhos deles chegaram até “La Cellera” e sobre como foi que os amiguinhos de lá viram tudo.
A galerinha daqui acompanhando tudo e recebendo o carinho de lá!
O que permanece de tudo isso é o sentimento de que não importa o quão simples sejam as ações; o importante é preservar a persistência em realizá-las e extrair o poder de transformação que reside em cada uma delas.

***As camisetas do programa Turismo Carbono Neutro encontram-se à venda por R$15,00 na Marimar Presentes, no espaço cultural Urso de Óculos e na Easy Drop. Vista essa idéia e deixe sua semente pessoal de solidariedade em nossa Área de Proteção Ambiental!

Se o seu estabelecimento ainda não participa do Turismo Carbono Neutro, CLIQUE AQUI e veja como fazer parte dessa rede local de neutralização!

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Amante da música e conectada com as transformações do planeta.

.

.