Unesco declara o tango Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Atualizado em 30/09/09 - 14h00


Proposta foi feita conjuntamente por Argentina e Uruguai.Projetos de proteção do tango custarão US$ um milhão aos países.
Da France Presse

Imagem: vivirlatino.com
A Unesco declarou nesta quarta-feira (30) o tango Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade durante uma convenção em Abu Dhabi.
Segundo a Unesco, o patrimônio imaterial mundial, em alguns casos ameaçado de degradação ou desaparecimento, reúne práticas e conhecimentos tidos como parte do patrimônio cultural de determinados grupos ou comunidades.
Ele se manifesta, por exemplo, em expressões orais, artesanato das artes do espetáculo, práticas sociais, rituais ou eventos festivos. Segundo a Unesco, ele completa as listas do patrimônio mundial que incluem centenas de lugares naturais e culturais.
A proposta para que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) incluísse o tango, música e dança por excelência do Rio da Prata, foi apresentada em conjunto por Argentina e Uruguai.
Depois desta decisão, Argentina e Uruguai deverão adotar medidas que permitam proteger e promover o tango. Os dois países propuseram uma série de projetos que demandarão um investimento de US$ um milhão procedentes dos respectivos ministérios da Cultura. Leia Mais...

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Amante da música e conectada com as transformações do planeta.

.

.